Buscar

Café é obrigatório na Low Carb?


Hoje eu vou escrever sobre um tema polêmico. Pois discordo da maioria dos profissionais da linha low carb que tem por aí. O caso do café.


Afinal, aquele cafezinho com óleo de côco parece obrigatório para quem faz este tipo de dieta. Mas não é bem assim. Ele pode ser muito bom como pré-treino e em momentos específicos, mas a maioria dos pacientes se beneficiam com a retirada do bendito.


E porque eu não recomendo para a maioria das pessoas tomar café?


Primeiramente, não é pelo café em sí, mas pelo nosso estilo de vida atual. Vivemos estressados e todo mundo sabe que não é fácil sair disso. Você mandar um cliente mudar de emprego, de cidade, de família, seria uma grande piada pra ele. A única coisa que podemos fazer a respeito, principalmente nós nutricionistas, é mudar a sua alimentação.


A pessoa consumindo uma alimentação mais antiinflamatória, regenerativa e calmante, irá equilibrar o seu organismo com o seu estilo de vida. Isso traz não só benefícios físicos como também psicológicos.


Não vejo a necessidade em uma sociedade constantemente estimulada de todas as formas (e hoje em dia, com o advento dos smartphones, em todos os lugares) oferecer um alimento estimulante para o organismo.


Porque tem uma coisa que muita gente se engana também. O café não é um energético, ele é estimulante. E você sabe da onde ele tira a energia para te estimular? Das suas reservas. Isso mesmo. A cafeína em sí não tem o poder de trazer energia para o organismo (como o ginseng tem, por exemplo), mas ela queima suas reservas de energia e você se sente muito bem em um primeiro momento, mas depois de um tempo, é capaz de precisar de "mais um gole" pra continuar de pé.


Outra coisa que muito me preocupa no padrão de adoecimento atual é o advento das doenças crônico-degenerativas e sua íntima relação com o sistema ósteo-articular.


Ora, a cafeina tem um efeito diurético que joga diversos minerais importantíssimos para o corpo pelo ralo. Imagine você fazendo uma "dieta saudável", tomando diversos suplementos (principalmente as mulheres na pós-menopausa) para não ter problemas de osteoporose, e bebendo café e só piorando a situação?


Todas as pessoas que tem problemas degenerativos nos ossos e nas articulações (artrite, artrose, osteoporose, condromalacia, condropatia, etc), ou que tem tendências a isso, não deveriam NUNCA tomar café. É um verdadeiro tiro no pé. E não podemos esquecer que estes minerais não são importantes apenas para os ossos, mas são importantes também para o equilíbrio hidro-eletrolítico do organismo.


Além disso, todas as pessoas que tem os problemas que seguem se beneficiam ao isentar a cafeína da dieta: hipertensos, pessoas que sofrem de enxaqueca, cefaleia, irritabilidade, insônia, nervosismo, ansiedade, gastrite, úlceras, resumindo, doenças dos tempos modernos. Pessoas que tenham doenças, principalmente as autoimunes, que tenham relação com a flora intestinal (que é responsável por 90% do nosso sistema imunológico) também são beneficiadas ao retirar-se a cafeína.


Enfim, estes são os principais motivos, e pra mim são o bastante. Lembro sempre que a Low Carb que trabalho é do ponto de vista Funcional. Então não é só o emagrecimento que conta, mas a saúde geral também. Eu quero saber o que vai te fazer bem agora e também daqui a 30 anos. E não apenas o que pode te ajudar hoje mas depois pode virar seu pior inimigo.


Tenho todo o respeito pelos colegas que pensam diferente, e sei que são maioria. Não pretendo aqui levantar uma discussão a respeito do assunto, sério, sei que existem estudos de todos os lados afirmando todos os tipos de coisas. Cada pessoa é que tem que sentir o que é bom pra sí, e assim recomendar para os outros.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo