Qual o tipo de alimento causa aterosclerose? (Placa de gordura nas artérias)
Atualizado: 28 de ago. de 2022

Hoje vamos entender melhor quem é o verdadeiro vilão no processo de formação de placa de ateroma, o terror dos cardíacos pelo mundo afora!
O consumo de gordura saturada aumenta o HDL e o LDL sanguíneos.
O HDL é uma proteína de alta densidade, conhecida já como protetora do coração, inclusive chamada por muitos leigos como "colesterol bom".
O LDL é o que tem fama de vilão no meio do povão. É uma proteína de baixa densidade, e foi atribuída a ele a culpa pelos processos aterogênicos nas artérias, uma das principais causas de morte por Doenças Cardiovasculares.
Acontece que a ciência já descobriu, que existem também 2 tipos de LDL. O Padrão A e o Padrão B.
O padrão A, é o LDL saudável, pois ele é formado por partículas maiores, menos densas, menos oxidadas e por isso não se deposita nas artérias, ou seja, não forma placa de ateroma. E é exatamente este padrão que a gordura saturada faz aumentar no organismo.
Por isso pode comer o seu queijo, sua carne e sua manteiga sem peso na consciência ;)
Já o padrão B, também conhecido como VLDL, é formado por pequenas partículas, muito densas e muito oxidadas, principais responsáveis pela aterosclerose.
Este padrão B sobe de acordo com o consumo de carboidratos refinados. Assim, quando estiver enfiando a cara no pão, bolos, biscoitos, refrigerantes, saiba que está se matando aos poucos ;)
Existem alguns suplementos que ajudam na recuperação para você que está chegando de uma vida desregrada. Em uma consulta eu posso te ajudar com isso.