top of page

Como fazer o JEJUM INTERMITENTE do jeito CERTO



À medida que o tempo passa, mais estudos e polêmicas surgem sobre o jejum intermitente. Mas, afinal, como fazer o jejum intermitente da maneira correta?


Muitas pessoas têm se aventurado nessa técnica de perda de peso rápida, mas não estão cientes dos riscos que ela pode trazer para a sua massa magra e até mesmo para a saúde quando realizada de forma inadequada.


Por isso, hoje vou apresentar os 5 erros mais comuns no jejum intermitente, que acabam prejudicando quem tenta utilizar essa estratégia maravilhosa para acelerar o metabolismo.


1. Não combinar o jejum intermitente com a low carb


Esse é um erro muito comum. Muitas pessoas nem imaginam, mas o jejum intermitente sempre foi uma estratégia de dietas low carb e cetogênicas para acelerar o metabolismo. Infelizmente, ele foi divulgado há poucos anos como uma 'dieta' separada.


Erroneamente chamado de 'dieta intermitente', foi propagado que, independentemente do que você comesse, se pulasse algumas refeições, sua gordura corporal desapareceria como por mágica. Infelizmente, isso não é verdade.


Embora as pessoas realmente percam peso com o jejum, se ele não for acompanhado por uma dieta de baixo carboidrato, que já treina o organismo para queimar gordura como energia, essa perda de peso será apenas de glicogênio e massa muscular. E ninguém quer perder massa muscular, certo?


Portanto, se você optar pelo jejum, faça-o em conjunto com uma dieta de baixo carboidrato para obter os melhores resultados.


2. Começar o jejum ao mesmo tempo que a dieta


Outro erro muito comum de quem pratica o jejum intermitente é querer começar o jejum ao mesmo tempo que a dieta. Isso cria um excesso de restrição que não se sustenta no longo prazo e ainda aumenta o risco de compulsão alimentar.


O momento certo para introduzir o jejum é crucial, e isso geralmente ocorre quando o organismo já não consegue mais queimar gordura apenas com uma dieta de baixo carboidrato. Em outras palavras, o jejum é uma estratégia-chave para acelerar o metabolismo de quem parou de perder peso, o famoso efeito platô.


3. Iniciar o jejum no momento errado (ainda sentindo fome)


Esse é um erro básico que eu também sempre corrijo nos pacientes que chegam ao meu consultório. Se você deseja praticar o jejum, deve fazê-lo sem passar fome. Caso contrário, o risco de sair da dieta será muito alto, o que poderá trazer prejuízos ainda maiores para o seu metabolismo.


4. Exagerar nas horas de jejum várias vezes na semana


Existem também os exagerados, que divulgam suas maratonas de jejum na internet, atraindo um monte de desinformados que acabam perdendo músculos, achando que estão fazendo um grande negócio.


Não se engane. Jejuns de 30 horas, 70 horas, etc., são insensatez. A menos que seja por outro motivo (religioso, por exemplo), ficar tanto tempo sem comer só vai desregular seu metabolismo e fazer com que seus músculos sejam utilizados como fonte de energia.


5. Comer durante o jejum


Esse erro é clássico, e pode parecer piada, mas muitas pessoas caem nessa dúvida. Afinal, o que comer durante o jejum intermitente? NADA. Jejum é jejum; se você comer, você sai do jejum. E o que comer antes do jejum? E depois? Outras dúvidas que esclareço no vídeo abaixo. Bons estudos!




Se você quiser conhecer uma dieta low carb personalizada para o seu tipo metabólico e aprender a praticar o jejum intermitente de forma individualizada, marque uma consulta comigo. Com certeza, poderei te ajudar!



Comments


bottom of page