top of page
Buscar

Como o café pode atrapalhar a sua dieta


Não quero levantar a bandeira aqui se o café faz bem ou faz mal. A grande questão da cafeína é o seu efeito estimulante que pode potencializar alguns problemas que as pessoas tem..


Por exemplo: A cafeína é um potente estimulante do sistema nervoso autônomo, podendo aumentar muito nas pessoas a compulsão alimentar e por doces, ansiedade, irritabilidade, insônia, etc.


Outro problema que também pode piorar é a prisão de ventre, pois a cafeína também não colabora com o desenvolvimento de uma flora intestinal saudável!


Pessoas que tem problemas osteoarticulares, como artrose, artrite, etc., também podem se beneficiar da retirada do café, pois ele desmineralisa os ossos. Para você ter uma idéia já existem estudos que mediram e já se sabe as quantidades de minerais que saem na urina de acordo com a quantidade de café que você toma. Cálcio, magnésio, e outros eletrólitos, vão todos pro vaso, só por causa daquele cafézinho que vc tomou pela manhã!


A cafeína também tem seus benefícios, aumentando o foco, a concentração e dando energia. Mas na verdade até a energia que ela dá é falsa. Pois ela queima suas reservas e depois que o efeito passa você fica ainda mais cansado que antes. Por isso muitas pessoas entram em um ciclo de beber café o dia todo para se manter de pé, ficam viciadas, e depois sofrem até efeitos de abstnência para se livrar do bendito!


Mesmo com isso tudo, não sou totalmente contra o café! Vejo o seu uso interessante para momentos específicos como qualquer droga que existe na farmácia.


Em pacientes que não tem nenhum dos problemas que relatei acima, não costumo nem falar disso, pois sei que o assunto é polêmico, em parte por culpa da maioria dos profissionais que trabalham com low carb que são todos viciados em café e promovem uma cultura cafezeira para seus pacientes e seguidores.

Se fazendo a Dieta Low Carb você ainda não melhorou sua disposição pela manhã, pode ser preciso um algo mais e nesta hora um bom profissional fará a diferença te recomendando vitaminas, minerais e fitoterápicos para te dar energia logo que você acordar!

Os gincengs são uma boa pedida para este objetivo, gosto muito também da Rhodiola Rhosea e tem outros que combinados em fórmula te ajudarão neste problema.


Os chás que possuem cafeína são além do café, o chá matte, chá verde, chá preto, vermelho, branco, etc. Estes produtos vendidos em lojas de suplementos esportivos chamados de termogênicos ou pré-treino também possuem alta quantidade!






8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page