top of page
Buscar

Dicas de Saúde para O Inverno de acordo com a Medicina Chinesa


A Medicina Tradicional Chinesa ensina a respeitarmos os ciclos da natureza para conseguirmos manter a saúde. Cada Estação do ano tem as suas características específicas, que se respeitadas, aumentam a qualidade de vida propiciando uma imunidade regulada e bem estar.


Apesar do inverno ainda não ter chegado, as frentes frias já encostaram, e já começamos a sofrer influência das particularidades desta estação.


O inverno é o período mais YIN da natureza. Ou seja, é mais frio, úmido, inativo e escuro. Da mesma forma devemos observar nosso comportamento. Durante o inverno é propício fazermos momentos de reflexão, repousar e “poupar energia” para podermos renascer com flores na primavera chegando ao ápice no verão.


O elemento principal do inverno é o elemento Água. Este elemento na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) engloba na parte dos órgãos o Rim, Bexiga, Glândulas supra-renais, orelhas e cabelo. O seu sabor é salgado e suas emoções são o medo e a depressão.


O Rim, de acordo com a MTC, é o órgão que abriga a nossa essência Pré-Celestial. Ou seja, é onde fica guardada a energia recebida pelos nossos pais que junto com a energia Pós-Celestial que vem da comida, ar, água, etc., nos mantém vivos.


Esta energia é muito importante, e ela é muito utilizada em momentos de estresse ou mudança, e também para curar doenças. Durante esta estação esta energia pode ser facilmente esgotada, caso a pessoa não se comporte corretamente.


Por isso o inverno é tempo de meditação, descanso, conservação e armazenamento. Não é tempo de gastarmos energia, mas sim de guardarmos para a Primavera e o verão. É um movimento natural: já reparou que no inverno as academias esvaziam?


No inverno também acontece uma menor incidência do Sol sobre o nosso hemisfério, assim os dias são menores, e o ideal é acompanharmos este movimento, dormindo mais cedo e acordando mais tarde. Tudo isso vai colaborar para fazermos uma boa reserva de energia para a próxima estação. Além disso esta baixa incidência do sol também pode potencializar emoções negativas como a depressão por exemplo. Por isso é importante neste período nos mantermos bem aquecidos, unidos com nossos entes queridos, e sempre que pudermos tomar um “banho de sol”.


Na parte alimentar, é importante também nos mantermos aquecidos, consumindo alimentos em temperatura quente (sopas por exemplo) e usando temperos termogênicos (gengibre, alho, pimenta, etc). Assim alimentos crus e frios devem ser evitados, até as saladas se possível o ideal seria dar uma pequena refogada, para facilitar sua digestão e não esfriar o organismo.


A mesma coisa nas bebidas. Evite as bebidas frias nesta época, opte por chás quentes ou mornos que irão colaborar com a sua saúde. Chás de jasmim e erva doce para acompanhar as refeições por exemplo são ótimos, calmantes e digestivos. ‘


Para evitar as gripes sazonais é importante manter o corpo aquecido evitando mudanças bruscas de temperatura. Escaldapé para as cidades mais frias também é muito bem vindo! Claro que o Brasil é continental, e tem muitas cidades que não vão tem estar em temperatura tão fria, que facilite estas adaptações, principalmente as do nordeste. Mas já está comprovado, e um dos motivos das pessoas viverem mais nos lugares mais frios, é por poderem ter este ciclo das estações bem definido.


E você, o que está fazendo neste friozinho?





66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page