top of page
Buscar

Pode Farelo de Aveia na Dieta Low Carb?

Atualizado: 7 de mar.


Uma porção de farelo de aveia

Uma dúvida muito comum das pessoas que iniciam uma dieta Low Carb é se o farelo de aveia, um alimento funcional e tão preconizado em outras dietas, pode ser consumido na Low Carb. Vamos começar conhecendo um pouco mais este alimento.


O farelo de aveia é um alimento rico em nutrientes que oferece diversos benefícios para a saúde. Entre seus principais benefícios, podemos destacar:


1. Controle do Colesterol: O farelo de aveia é rico em beta-glucana, um tipo de fibra solúvel que ajuda a reduzir os níveis de colesterol VLDL ("o verdadeiro colesterol ruim") no sangue. Isso pode reduzir o risco de doenças cardíacas, como aterosclerose e infartes.


2. Regulação do açúcar no sangue: A beta-glucana também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Ela retarda a absorção de glicose no intestino, o que contribui para o controle da diabetes tipo 2.


3. Promoção da saciedade: O farelo de aveia é rico em fibras, que promovem a sensação de saciedade e podem ajudar no controle do peso.


4. Melhora do trânsito intestinal: As fibras presentes no farelo de aveia também ajudam a melhorar o trânsito intestinal, prevenindo a constipação e promovendo a saúde intestinal.


5. Fortalecimento do sistema imunológico: O farelo de aveia é rico em beta-glucana, que também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, protegendo o corpo contra infecções.


6. Redução do risco de doenças: O consumo regular de farelo de aveia pode ajudar a reduzir o risco de doenças como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.


7. Fonte de nutrientes: O farelo de aveia é uma boa fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes, importantes para a saúde geral do corpo.


Benefícios adicionais:


Além dos benefícios mencionados acima, o farelo de aveia também pode:


  • Melhorar a saúde da pele e dos cabelos;

  • Aumentar os níveis de energia;

  • Reduzir o estresse e a ansiedade.


E Será que o farelo de aveia pode ser consumido na Dieta Low Carb?


Esta é uma questão muito polêmica, e a resposta vai depender do profissional que você perguntar. Isso porque não existe apenas uma Low Carb. Desde os primeiros estudos com dietas de baixo carboidrato até hoje já foram desenvolvidos diversas versões desta dieta.


Desde o nosso querido Atkins, passando pelo polêmico Dukan, chegando aos dias de hoje com centenas de autores que prometem ensinar a forma certa de se fazer uma dieta de baixo carboidrato.


A verdade é que todas elas funcionam, para algumas pessoas, enquanto para outras nem tanto. O grande erro destes autores é ignorar a individualização metabólica na hora da montagem da dieta.


Passam a mesma Low Carb para todas as pessoas mas nem todas respondem como esperado. Para se obter os melhores resultados é necessário fazer uma individualização da Dieta para o metabolismo de cada paciente e por isso eu criei a Nova Low Carb.


Onde utilizei décadas de conhecimento e estudo do metabolismo dos EUA para adaptar para as dietas de baixo carboidrato dos meus pacientes. Dessa forma desenvolvi uma Low Carb individualizada para o metabolismo de cada pessoa:


1 - Low Carb Carnívora

Mais focada em proteínas e gorduras


2 - Low Carb Vegetariana

Mais focada em carnes magras, vegetais, legumes de baixo amido e frutas de baixa frutose


3 - Low Carb Mista

Uma junção das duas anteriores


Mas como saber qual a melhor Low Carb para você? Bom isso nós fazemos através de questionários de rastreamento metabólico que passo na minha consulta.


Após saber isso, então ficará muito mais fácil, pois eu irei passar a lista completa com os melhores alimentos para o seu metabolismo.


Mas voltamos então ao Farelo de Aveia. Ele pode ou não pode na dieta?


A maioria das pessoas já sabe que a aveia em flocos não pode ser consumida na Low Carb, isso, porque ela tem bastante amido. Não é que a aveia engorde, mas ela atrapalha o seu emagrecimento assim como outros alimentos que também não podem aqui na Nova Low Carb. Vamos entender melhor como isso funciona:


Na Nova Low Carb eu divido os alimentos em três grupos: 


1° - Os alimentos que engordam.


2° - Os alimentos que não engordam, mas atrapalham o seu emagrecimento.


3° - Os alimentos que emagrecem.


Aqui na Nova Low Carb os alimentos liberados são os alimentos que emagrecem, que fazem o seu corpo queimar gordura, e são centenas de alimentos deliciosos que você pode comer à vontade e mesmo assim perder peso.


A questão do farelo de aveia é controversa. E na Nova Low Carb é um dos únicos lugares que você vai encontrar uma informação segura e embasada sobre o uso deste alimento em uma dieta de baixo carboidrato.


O processo de separação do farelo de aveia


A aveia ou a aveia em flocos está no grupo dos alimentos de médio índice glicêmico, então ela não engorda, mas atrapalha o emagrecimento.  Já o farelo de aveia é de baixo índice glicêmico, calma que eu já vou te explicar o porque.


A aveia tem um amido que não é resistente, é disponível para absorção. Mas, tem também a fibra que não é digerida, e é consumida pelas bactérias intestinais.


Quando você separa esse amido da fibra, resta a farinha de aveia, que possuí só o amido e não pode ser consumida na Nova Low Carb e o farelo de aveia, que vai possuir as fibras, e por isso poderá ser consumido na dieta. Mas tem uma porém muito importante, se for consumir o farelo de aveia use sempre pela manhã.


Isso porque esse processo de separação da fibra da aveia do amido não é 100%, fica na casa dos 90%, dependendo da marca, então, pode ser que junto com o farelo da aveia tenha algum amido, ou seja, alguma farinha de aveia (que não pode na dieta).


Então, agora você já sabe o macete, consumindo o farelo de aveia pela manhã, você vai ter o resto do dia para subir uma escada, andar para lá e para cá, e se tiver algum amido para ser queimado, ele será consumido nessa atividade física comum do dia a dia!


Agora vamos reforçar!


O farelo de aveia é a fibra da aveia, certo?  Por isso, pode ser consumido, tem baixo índice glicêmico, mas é preferível que seja consumido pela manhã, para não correr o risco de ter uma farinha da aveia e atrapalhar o seu emagrecimento.


Como você vai poder consumir o farelo de aveia?


Uma ótima idéia para inserir o farelo de aveia na Nova Low Carb é, por exemplo, você fazer uma vitamina com leite de coco, frutas low carb e o farelo de aveia que ficará uma delícia.


Tem muitas outras formas e na minha consulta, vou te dar esta e muitas outras dicas.


Lembrando: nada de farinha de aveia, apenas o farelo!


E o que mais você vai poder comer neste dieta?


A base da Nova Low Carb é uma dieta de baixo carboidratos. Sendo assim os alimentos permitidos nesta dieta deverão ser Alimentos com baixo teor de carboidratos ou Alimentos de baixo índice glicêmico.


Mas mesmo com estas informações muitas dúvidas ficam a respeito, pois muitas vezes alguns alimentos que dizem ser Low Carb podem atrapalhar o emagrecimento de algumas pessoas. Enquanto acabam ajudando outras.


O problema não está na pessoa em si, mas na diferença do funcionamento metabólico que existe entre os organismos.


Por isso, antes de definir os melhores alimentos Low Carb para você, devemos saber primeiro o seu tipo metabólico. Após obtermos esta informação, então vamos saber com certeza os melhores alimentos Low Carb para acelerar o seu metabolismo e ativar a sua queima de gordura.


Para fazer isso não são necessários exames caros. A identificação é feita através de um rastreamento metabólico que cada paciente recebe antes da consulta através de questionários, que após analisados e interpretados, irão indicar qual o melhor tipo de alimento para você.


Caso tenha interesse em fazer uma dieta Low Carb realmente efetiva, com os melhores alimentos para o seu tipo metabólico e também uma suplementação personalizada para acelerar o seu metabolismo, te convido a clicar aqui e marcar a sua consulta.


15.382 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page