top of page
Buscar

O que é o Jejum Intermitente

Atualizado: 28 de ago. de 2022


A nova moda para emagrecimento é o jejum intermitente. Está nas revistas, nos jornais e até na televisão. Infelizmente poucas pessoas tem acesso a melhor forma de utilizar esta técnica de acelerar o metabolismo para um emagrecimento que se sustente a longo prazo.


Muitas pessoas me enviam pelas LIVES perguntas como “O que é o Jejum Intermitente”, ou “Como fazer o Jejum Intermitente” ou ainda “O que pode comer ou beber durante o Jejum Intermitente”. Enfim as dúvidas são muitas. Além dessas dúvidas comuns ainda surgem dúvidas como “Quantas horas devo ficar sem comer”, “Qual o melhor horário do dia para fazer o Jejum”, “Quando devo começar o Jejum Intermitente” e “Quantas vezes eu posso fazer o Jejum Intermitente na semana?”.


Neste artigo vou me ater as perguntas principais para ficar bem claro a melhor forma de você aplicar esta técnica maravilhosa no seu emagrecimento.


O que é o Jejum Intermitente


Jejum Intermitente é uma técnica utilizada para acelerar o metabolismo e levar a perda de peso através da modulação hormonal que se faz entre a insulina e o GH.


O que posso comer no Jejum Intermitente


Durante o jejum você não pode comer nada. O jejum tem que ser total para poder fazer o melhor efeito possível no seu metabolismo.


O que posso beber durante o Jejum Intermitente


Assim como não se pode comer, todas as bebidas são também proibidas (a não ser a água, é claro). Veja que o nome da técnica é “Jejum Intermitente” e não “Jejum Parcial Intermitente”. Por isso é importante fazer um jejum total, para que o seu metabolismo não tenha nenhum tipo de “ajuda” para buscar energia e comece a fazer o metabolismo energético a partir da queima de gordura.


Quando devo começar o Jejum Intermitente


O melhor momento para se começar o Jejum Intermitente é quando você já está fazendo a Dieta Low Carb e não está perdendo peso de uma semana pra outra. Porque o que poucas pessoas sabem é que o Jejum Intermitente é na verdade uma técnica de acelerar o metabolismo já utilizada na Dieta Low Carba muito tempo!


Acontece que ela ficou famosa agora separadamente, e infelizmente está se disseminando como se existisse uma “Dieta do Jejum Intermitente” ou “Dieta Intermitente” como alguns tem dito por aí. Mas não, a dieta é a Dieta Low Carb, o Jejum Intermitente é uma técnica utilizada dentro da Dieta Low Carb para acelerar o seu metabolismo.


Dessa forma, comece primeiro fazendo a Dieta Low Carb, acompanhe o seu peso semanalmente (e não diariamente como alguns fazem e ficam doidos), e se você fazendo a Dieta Low Carb não perder peso de uma semana para outra, ai sim, você pode começar a fazer o Jejum Intermitente. 


Como Fazer o Jejum Intermitente


A melhor forma de fazer o Jejum Intermitente é pulando o jantar, e não o café da manhã como muitas pessoas fazem por aí. E isso tem vários motivos, entre eles:


1 – O café da manhã é a refeição mais importante do dia e a única que tem o poder de acelerar o seu metabolismo.


2 – Não ter fome de manhã já é um sintoma de metabolismo lento, e se você alimentar isso, vai ficar cada vez mais lento…


3 – O jantar é a refeição mais opcional. Pular o jantar é um ato de benevolência com o seu metabolismo. Pois tudo que você come pela manhã, você tem o dia todo pra resolver, mas o que você come a noite, a possibilidade de ser armazenado é muito maior.


4 – É durante o seu sono que é liberado o seu GH (hormônio do crescimento) que é o responsável por acelerar o metabolismo (entre outras funções importantes) e ele é inversamente proporcional a quantidade de insulina no seu sangue. Assim quanto mais baixa a insulina, maior a liberação do GH.


5 – Pessoas que não fazem o desjejum tem uma probabilidade muito maior de desenvolver compulsão a noite, o que detona com qualquer dieta.


Dito isso, vamos aprender agora como se deve fazer o Jejum Intermitente da forma correta, contando com a modulação do GH para acelerar o metabolismo durante o sono.


O jejum intermitente pode ser feito inicialmente de 1x a 3x por semana, e se necessário até todos os dias. E o melhor é você só começar a fazer depois que já não estiver mais perdendo peso de uma semana para a outra com a Dieta Low Carb.


Você pode começar pelo jejum de 12/14 horas e evoluir até o de 16/18 horas. No dia que for o Jejum Intermitente, faça um desjejum normal, e depois um almoço caprichado, rico em gorduras saudáveis.


Você pode enriquecer seu almoço com gorduras adicionando bastante azeite na salada, azeitonas, ovos e abacate. Escolher uma carne mais gordurosa (por exemplo: Picanha ou Contra-filé/Alcatra no lugar de Filé Mignon/Patinho; Coxa e Asa de Frango em Vez de Peito de Frango; Peixes mais gordurosos: Atum, Sardinha, Salmão, etc.) Pode ainda consumir coco como sobremesa.


Após este almoço (que pode ser até as 14:00) não comer mais nada. Pular o jantar e só comer novamente no desjejum do outro dia. Durante o jejum só pode beber água, quando tiver sede é claro, e enquanto não estiver adaptado deve evitar fazer atividades físicas.


Caso tenha dificuldades para dormir de barriga vazia, você tem que ir se adaptando aos poucos ao jejum, comendo cada vez menos no jantar e fazendo a ultima refeição cada vez mais cedo. Uma boa forma de fazer esta adaptação é usar as castanhas como ultima refeição e ir diminuindo a quantidade com o passar do tempo. Pode se usar também o óleo de coco. Se o seu problema é ansiedade antes de dormir, um chá calmante (camomila, erva doce, capim limão, etc) também pode ser utilizado no início.


Quando você estiver bem adaptado ao jejum de 16/18 horas, pode começar a fazer, uma vez por semana, um jejum de 24 horas, pulando de um almoço ao outro.


IMPORTANTE: Este jejum de 24horas só deve ser feito 1x por semana sobre o risco de baixar a atividade metabólica e atrapalhar o seu emagrecimento.


Lembrando que eu não recomendo que você já inicie a dieta fazendo o jejum. Existe um momento certo, que você deve fazer, e que terá os melhores resultados pro seu metabolismo. Tudo isso eu vou te orientar durante nossa consulta.

1.825 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page