top of page
Buscar

Qual o tipo de alimento causa aterosclerose? (Placa de gordura nas artérias)

Atualizado: 28 de ago. de 2022



Hoje vamos entender melhor quem é o verdadeiro vilão no processo de formação de placa de ateroma, o terror dos cardíacos pelo mundo afora!


O consumo de gordura saturada aumenta o HDL e o LDL sanguíneos.


O HDL é uma proteína de alta densidade, conhecida já como protetora do coração, inclusive chamada por muitos leigos como "colesterol bom".


O LDL é o que tem fama de vilão no meio do povão. É uma proteína de baixa densidade, e foi atribuída a ele a culpa pelos processos aterogênicos nas artérias, uma das principais causas de morte por Doenças Cardiovasculares.


Acontece que a ciência já descobriu, que existem também 2 tipos de LDL. O Padrão A e o Padrão B.


O padrão A, é o LDL saudável, pois ele é formado por partículas maiores, menos densas, menos oxidadas e por isso não se deposita nas artérias, ou seja, não forma placa de ateroma. E é exatamente este padrão que a gordura saturada faz aumentar no organismo.


Por isso pode comer o seu queijo, sua carne e sua manteiga sem peso na consciência ;)


Já o padrão B, também conhecido como VLDL, é formado por pequenas partículas, muito densas e muito oxidadas, principais responsáveis pela aterosclerose.


Este padrão B sobe de acordo com o consumo de carboidratos refinados. Assim, quando estiver enfiando a cara no pão, bolos, biscoitos, refrigerantes, saiba que está se matando aos poucos ;)


Existem alguns suplementos que ajudam na recuperação para você que está chegando de uma vida desregrada. Em uma consulta eu posso te ajudar com isso.


49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page