Buscar

Quem faz exercícios pode fazer a dieta Low Carb?

Atualizado: 28 de ago.


Apesar da nutrição esportiva estar com seus princípios arraigados pelas recomendações vigentes, em que só, e apenas, os carboidratos podem dar energia para as atividades, já existem formas de contornar isso para não abandonar a dieta low carb.

Quando a dieta low carb é feita de forma completa, e o corpo realmente entra em cetose, passando a utilizar a gordura como forma de energia, é possível fazer lanches pré-treinos e pós-treinos dentro da dieta.

Por exemplo, existem vários atletas que utilizam como lanche no seu pré e pós treino uma colher de óleo de coco. Seu corpo já está tão acostumado a utilizar a gordura como forma de energia que não sente nenhuma falta de carbs antes, durante e depois de seus treinamentos. Este procedimento é muito bom, inclusive, para queimar aquelas gorduras que não querem largar a barriga de alguns deles.

Existe também uma linha diferenciada, para quem não faz uma low carb tão radical, ou até faz, mas gosta do efeito dos carbs nos exercícios físicos. Estes atletas, quando necessário, utilizam os carbs só no pré-treino, durante e no pós-treino, depois retornam para dieta low carb normalmente. Eles utilizam frutas, leite ou até alguns suplementos específicos para atletas nos lanches pré/durante/ e pós treinamento. Tendo assim uma "ajudinha" dos carbs para potencializar seu desempenho.

E tem uma terceira opção, que eu particularmente tenho aplicado muito em atletas de futebol profissional. Quando estes precisam diminuir sua porcentagem de gordura para entrar no ideal, (No caso de futebolistas profissionais, o percentual de gordura oscila entre 9 e 11%. Portanto, os futebolistas de elite mais qualificados apresentam valores médios de 9% de gordura) mas não querem se adaptar a uma dieta de baixo carboidrato eu só foco na alteração dos alimentos mais insulinêmicos, e no uso dos carboidratos para recuperação do glicogênio muscular no pós treino/partida.


Ou seja, de acordo com o grau de restrição da dieta, o tipo do exercício físico e o alimento que melhor o seu corpo se adaptar, será definido o tipo de lanche pré/durante/ e pós treino que você irá utilizar.


Na consulta eu vou avaliar suas necessidades nutricionais e de suplementação para que você alcance o seu melhor desempenho!

99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo